Acertando contas com o passado

8 Flares Filament.io 8 Flares ×

Vira e mexe me sinto invadida por ondas nostálgicas do meu passado, sem explicação este sentimento se aproxima, salta a minha memória. Como uma visita que chega sem tocar a campainha, bater à porta ou gritar no portão. Simplesmente surge e me toma de emoções.

Ao longo de toda a minha vida, sempre estive ansiosa para alcançar, resolver, adquirir e manter todos que dependiam de mim confortáveis, confiantes e felizes. Hoje percebo, que perdi parte do meu precioso tempo preocupada com o futuro, deixando de aproveitar a minha própria jornada no presente.

Retornar aos bons momentos

Os momentos nostálgicos podem assumir o leme de nossas vidas de vez em quanto, e isso acontece não só com o passar dos anos. Muitos jovens se sentem nostálgicos, e se deixam levar por este sentimento, querendo ter de volta um tempo que consideravam melhor, ou mesmo um tempo que nem viveram ainda.

Mas o melhor momento é o agora. Agora você pode se deixar levar pela memória, para tempos que não voltam, mas que fazem parte de sua vida e de sua experiência. É horrível ouvir as pessoas falando que temos que esquecer o passado…

Você simplesmente não consegue fazer isso, o passado esta cravado em nós, dia após dia, anos após anos, não se coloca este fio condutor de nossas vidas dentro de uma caixa ou gaveta qualquer.

Está nostálgico? Conte histórias, fale sobre seu passado, comente sobre antigos amigos, inclusive aqueles que já se foram. Mas faça isso lembrando, que o que fez, ou deixou de fazer, foram resultados das suas condições naquele momento, da experiência de vida adquirida naquela fase da sua vida. 

O tempo nos ensina que os caminhos nem sempre podem ser trilhados como queremos e, muitas vezes, os desvios de rotas são totalmente imprevisíveis. Por mais planejado, não somos capazes de fugir das reviravoltas que a vida dá, algumas mudam toda a nossa vida de forma positiva, outras nem tanto.

.

Acertando-as-contas-com-o-passado-300x200

Superando o passado

Superando o passado

Toda e qualquer tentativa de apagar ou negar as falhas cometidas no passado são inúteis, somos resultados de tudo que enfrentamos, que contribuiu para o que nos tronamos. Se processamos este, ou aquele acontecimento, de maneira positiva ou negativa, acabamos por incorpora-los ao indivíduo que somos hoje.

Perceba quantas vezes você repetiu toda a historia dentro de ti, o desgaste descomunal que isso traz. Esquecer é difícil, mas tente pensar mais no fato, que toda as interpretações que sua mente produz. Compreende? Um coisa é pensar: Fui traída, outra é deixar que sua mente produza mil razões que levaram a traição. As interpretações consomem, aniquilam sua alegria, saúde e bem-estar.

Todas as pessoas que estão de coração abertos, seja para um novo relacionamento,  a confiar novamente, superam e viver melhor com seu passado, por mais difíceis que estes tenham sido. Evitar o trauma com aviso “isso não é mais para mim”, só fará que a amargura e isolamento cresça, complicando a sua felicidade.

De todas as lembranças a mais terrível sempre será a perda de um pessoa amada. Este é o mais delicado e doloroso de todos os sentimentos que podemos viver, e nada além de um dia após o outro, para cicatrizar e aceitar algo que será latente por toda nossa vida.

Hoje você tem a experiência de anos vividos, e que o passado não é algo que deve ser superado, mas sim compreendido e lembrado com carinho.

.

 

Acertando-contas-com-o-passado-Intensitude-258x300

Acertando as contas com o passado

Acertando as contas com o passado

Não se esqueça que a vida é um eterno aprendizado. Você pode ter cometido muitos erros com outras pessoas ou consigo próprio, da mesma forma que muitas pessoas que passaram por sua vida também cometeram erros. 

Sabemos que não somos perfeitos, e a vida apresenta muitos obstáculos. A superação vale também para o seu passado. Sempre que as memórias ganharem vontade própria, com pensamentos negativas, coloque você o obstáculo. As lembranças estão lá, 5,10 15 anos atrás,  e elas não sabem o quanto você mudou, o quanto batalhou para ser quem é hoje, tudo que superou e evoluiu ao longo da sua vida. 

LEMBRE-SE VOCÊ NÃO É O SEU PASSADO! Hoje, mais do que nunca você está no presente e construindo o que será o seu futuro.

Encontrando o equilíbrio

Sabemos que a maior parte das pessoas teve uma vida bastante difícil, a sua também não foi fácil. Tivemos traumas, agressões, perda de pessoas que amávamos. Mas possivelmente também criamos traumas e agredimos pessoas e tudo isso não é fácil de esquecer, de amenizar.

Procure estar ao lado de pessoas que elevem os seus sentimentos, que valorizem a sua alegria de viver, que contem histórias e saibam rir, rir muito de si próprias, e das peripécias que cometeram no decorrer da vida.

Agora, quando tiver uma onda nostálgica, deixe tudo de lado. Esqueça suas dores e, sem pedir licença ao passado – já que ele é parte de você – vá até a cozinha e faça um café. Respire fundo e ofereça ao seu passado um cafezinho quente, passado na hora, faça as pazes com ele, afinal sempre viverão juntos e siga pronto para o futuro.

 

O que me motiva escrever é saber se você gostou do que leu, então diz pra gente o que você achou, tenho certeza que tem muito à acrescentar.

 

 

 

Comentários