5 razões para manter um estilo de vida frugal

5 razões para manter um estilo de vida frugal
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

A palavra frugal teve seu significado um pouco distorcido em nosso vocabulário, carregando conotações negativas como ser mesquinho ou avarento. Mas a definição ideal para esse artigo é: viver de forma simples e dentro dos seus padrões, sem excessos.

Viver frugalmente pode significar:

1) Paz

Escolher um estilo de vida frugal vai colaborar com a sua paz de espírito e financeira.

Quando se escolhe viver uma vida frugal, se obtém paz sobre suas finanças, já que os gastos com excesso e  dívidas inevitavelmente gera uma quantidade excessiva de estresse e dores de cabeça.

Se você tem um cartão de crédito para pagar, em vez de três, terá menos pagamentos a fazer, portanto, mais liberdade.

Se você decide ir de bicicleta para o trabalho, então você tem menos gastos com combustível e estacionamento todos os meses. Agora pense se essa economia se tornasse um belo fundo de emergência, não traz uma sensação de alívio?

Este é apenas um exemplo, há sempre algo onde podemos economizar. Levando o almoço, talvez substituir o gasto com lanche, analisando friamente a real necessidade na compra de um novo par de tênis, etc.

tumblr_mr80mqgzc31st5lhmo1_1280-300x199

2) Identidade fácil de manter

Ser uma pessoa frugal é ter uma identidade de fácil manutenção. Se sua renda está abaixo de suas despesas, certamente você deve fazer ajustes, e tentar viver dentro dos seus padrões.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de falência pessoal de milionários, que conseguiram gastar mais que sua fortuna permitia. Eram ridiculamente ricos até ficarem completamente sem dinheiro.

Se você construir uma identidade em torno de ser rico, então vai ser difícil parar de viver dessa forma até quando as circunstâncias mudam. Por outro lado, um estilo de vida frugal é algo que você sempre será capaz de manter, independentemente da sua situação financeira. Viver de forma simples não significa abdicar de conforto e riqueza. Mas ter os pés no chão e viver sem arrogância e desperdícios.

3) Estilo de vida minimalista

Existem centenas de bilionários que vestem camiseta, jeans e assinam contratos com caneta Bic.

É verdade que esses mesmos bilionários, provavelmente possuam um carro que você e eu, poderíamos ter em sonho, mas o ponto é que você necessariamente não precisa de muito dinheiro para alcançá-lo. Na verdade, esse estilo envolve se livrar de coisas ao invés de comprá-las. Menos é mais, não só na moda.

 4) Alcançar suas metas a longo prazo

Se você está vivendo dentro do seu padrão, então você está ganhando mais do que você gasta, o que significa que o dinheiro restante pode ir direto para alcançar seus objetivos e desejos.

Ao invés de gastar seu dinheiro em restaurantes e compras (prazeres imediatos), você pode economizar para objetivos de longo prazo: uma pós-graduação ou as férias dos sonhos. Claro que você ainda pode desfrutar de momentos de prazer, mas não desvie dos seus objetivos, mantenha-se na linha e garanta seu futuro.

Viver uma vida frugal, não significa atrasar sua vida, significa ajudar você a definir e atingir suas metas de longo prazo.

A simplicidade é o último grau de sofisticação.
Leonardo da Vinci

5de1056c259e297b40668d8e0038dfe0-300x300

5) Simplicidade e Criatividade

Finalmente, a escolha de um estilo de vida frugal irá força-lo a ser criativo.

É fácil se divertir quando você está gastando muito dinheiro. No entanto, prazeres simples são muito agradáveis. Aprenda a apreciar as pequenas coisas na vida.

Um tema que eu li muitas vezes de pessoas que são bem-sucedidas, é que os melhores momentos de suas vidas aconteceram quando tiveram que ser frugais, e viver com o orçamento apertado em casa e em seus negócios.

Resumindo:

Ser frugal não deve ser um estilo de vida negativo ou impositivo. Vivemos em um mundo que está a todo momento nos forçando a adquirir o novos produtos, atualizações constantes e excessos desnecessários, dando a idéia que consumir nos traz felicidade, mas a frustração vem logo em seguida, quando sentimos o aperto e desespero.

Não é sobre dizer não, trata-se de perguntar: por que eu preciso do novo telefone quando meu antigo funciona bem? Por que preciso fingir viver fora do meu meio, quando eu posso ser feliz como eu sou?

Ser frugal não é simplesmente uma meta a ser atingida, é um estilo de viver e desfrutar a simplicidade de cada momento. Que belo momento você está vivendo agora, aproveite!

Conte-nos sobre suas frugalidades!

 

Comentários